quinta-feira, 12 de julho de 2012

Janis Joplin



« Janis Lyn Joplin nasceu em 19 de janeiro de 1943, e até hoje é reconhecida como uma das vozes mais marcantes do blues, sob influência do rock, que já passou pelo nosso planeta. Nasceu na cidade de Port Arthur, estado do Texas, EUA.
Nesta época já era usuária de drogas e bebidas, o que logo comprometeria a sua vida. Retornou para a sua cidade de origem para cuidar de problemas de saúde; em 1966, retorna a San Francisco onde fortalece sua dedicação pelo blues e aproximação com o grupo musical Big Brother & The Holding Company, do qual se torna vocalista, além de se inserir 
bastante na comunidade e tendência hippie, o que era muito forte em San Francisco.Na infância cantou em coral e já ouvia muito blues. Estudou o secundário na escola Jefferson High School; depois de 1960, ingressou na Universidade do Texas, em Austin. Nos tempos de universidade iniciou uma postura rebelde cantando blues e folk. Em 1963, foi morar em San Francisco, onde trabalhou como cantora.
Além de Janis Joplin, a banda Big Brother and the Holding Company era formada por Sam Andrew , James Gurley, Pete Albin e David Getz, a banda foi lançada pela gravadora Mainstream Records. A voz de Janis Joplin encantou a crítica e o público, a rouquidão impressa na versão de “Summer Time” contagiava a todos do festival de Monterrey, em 1967.
O sucesso levou a banda para a Columbia Records, que lançou o álbum “Cheap Thrills” em 1968, consagrando a cantora. A carreira solo de Janis Joplin foi iniciada em 1969, sua fama só aumentava sobre uma personalidade instável e dependente das drogas.
Em sua carreira solo formou a banda Kozmic Blues Band e depois a Full Tilt Boogie Band. Trabalhou na composição do álbum Pearl com as músicas “ Me and Bobby McGee” e “Mercedes Benz”, porém o álbum foi um lançamento póstumo com duas faixas a menos, dias após as gravações a cantora havia sido encontrada morta num quarto de hotel.
Joplin morreu em 4 de outubro de 1970, na cidade de Los Angeles, Califórnia, aos 27 anos de idade, de overdose de heroína. A cantora foi homenageada de várias formas, as cinzas de seu corpo cremado foram jogadas no Oceano Pacífico e sua vida foi contada no filme “The Roses”. »


Sem comentários:

Enviar um comentário